PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO

PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

Identificação de concorrência direta ou de produtos e serviços substitutos; Análise de pontos fortes, fracos e diferenciais dos competidores; Determinação de preferências e rejeição a produtos e serviços.

AVALIAÇÃO DE MARCA

Compreensão dos conceitos e significados associados ao nome e às demais características da marca – imagem de marca; Lembrança de marca; Impacto da marca para decisões de compra de determinada categoria de produto e serviço e na satisfação do cliente e fornecedor.

AVALIAÇÃO DE PROPAGANDA, ANÚNCIOS E PROMOÇÕES

Avaliação de linhas de comunicação ou levantamento de ideias para o desenvolvimento de campanhas ou política promocional; Análise de conteúdo e pré-teste de propagandas, anúncios e promoções; Estudos de recall (lembrança) e avaliação de propagandas de uma campanha publicitária, tais como apreensão de mensagem, compreensão dos objetivos, etc. bem como de anúncios e promoções.

ESTUDOS DE POTENCIAL DE MERCADO

Estimativas para entrada em um novo mercado ou em outro segmento; Identificação dos concorrentes e respectivas forças e fraquezas; Identificação do grau de compartilhamento de mercado entre os concorrentes estabelecidos e o novo negócio – participação de mercado; Estimativa de tamanho do mercado (em unidades ou em volume de negócios).

ESTUDOS DE VIABILIDADE DE NEGÓCIOS

Teste de compreensão e aceitação de novos produtos e serviços; Identificação de características chave para o sucesso do negócio; Estudos de potencial de mercado focados no consumidor e avaliação de demanda.

HÁBITOS E ATITUDES

Identificação das crenças de clientes e consumidores acerca de determinados produtos ou serviços; Identificação de razões para escolha de determinado produto ou serviço; Esclarecimento das razões para a preferência de determinado produto ou serviço, marca ou provedor; Avaliação das experiências de compra e pós-compra de determinada categoria de produto ou serviço; Identificação das finalidades de uso e situações de uso e consumo de determinada categoria de produto ou serviço; Identificação de fidelidade e lealdade a determinada marca ou provedor dentre outras finalidades.

LEVANTAMENTO DE DEMANDAS

Levantamento de ideias que propiciarão o desenvolvimento ou incremento de novos produtos e serviços; Teste de conceitos, nomes, marcas, embalagens, design, pacote de serviços ou ofertas, dentre outros.

PERFIL DO CLIENTE E CONSUMIDOR

Identificação das características principais dos clientes e consumidores de dado produto ou serviço, incluindo ou não hábitos e atitudes; O perfil pode ser compreendido de forma comparável ao perfil de clientes e consumidores da concorrência; O estudo pode ser complementado com análise de segmentação.

PESQUISA DE AMBIENTE INTERNO DAS ORGANIZAÇÕES

Avaliação da comunicação interna; pesquisa de satisfação no trabalho; pesquisa de clima organizacional.

PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Avaliação de políticas públicas e seus impactos no cotidiano da população-alvo; Avaliação da qualidade dos serviços públicos; Em momentos difíceis ou polêmicos de determinada administração, coleta de elementos que possam subsidiar a tomada de decisões acerca da gestão da crise; Conhecimento da opinião dos eleitores a respeito da gestão de seus governantes.

PESQUISA DE HÁBITOS DE MÍDIA

Critérios de escolha de meios e veículos; identificação de perfil da audiência; levantamento das preferências e hábitos em relação ao meio avaliado; avaliação de programas, grade de programação, seções, cadernos, colunistas, articulistas, comentaristas, locutores, etc. de determinado veículo.

PESQUISA DE IMAGEM

Levantamento de crenças tangíveis e intangíveis acerca do objeto de pesquisa, seja ele uma marca, uma organização, uma pessoa pública; Conhecimento das influências ambientais que podem impactar nas crenças do público-alvo bem como verificação do impacto das ações de marketing na consolidação das crenças. Tais avaliações podem ser comparáveis à concorrência. Estudos de imagem traduzem os sentimentos que o público-alvo possui acerca do objeto de pesquisa e permitem compreender como percepções e emoções impactam na avaliação de serviços, na satisfação do público-alvo, na preferência por um ou outro candidato ou partido político, dentre outros.

PESQUISA DE OPINIÃO

Levantamento e análise das opiniões e reações do público-alvo a grandes temas, fatos específicos ou pessoas públicas, possibilitando também a apuração do nível de conhecimento acerca do objeto da pesquisa. Pesquisas de opinião contribuem para a verificação das tendências e preferências do público-alvo a respeito de temas de qualquer alcance, seja ele internacional, nacional, regional ou local.

PESQUISA DE PREÇO

Estudos de elasticidade de preço; Estudos sobre o impacto do preço na decisão de compra de determinada categoria de produto ou serviço; Estudos sobre o impacto do preço na avaliação dos produtos ou serviços e na satisfação do cliente e consumidor.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Identificação dos aspectos do produto ou serviço importantes para a satisfação dos clientes e consumidores bem como averiguação do nível de satisfação do público-alvo com tais aspectos. Essas avaliações podem ser comparáveis à concorrência, e busca-se também compreender as razões para a fidelidade a determinada marca ou provedor, ou fornecedor X o custo de mudança. De posse dos resultados, as organizações estabelecem os planos de ação para corrigir e incrementar desempenho e estabelecer processos de gestão focados no cliente e consumidor final, além de estabelecer estratégias de fidelização de clientes e consumidores.

PESQUISA POLÍTICO-ELEITORAL

Levantamento do tipo “prévia eleitoral”, em que se avaliam as chances de cada candidato concorrente ao cargo público; Identificação do perfil ideal de candidato a cada cargo público; Apuração de imagem dos candidatos, partidos e coligações concorrentes; Identificação de temas que possam interferir nas decisões de voto pró ou contra determinados candidatos; Monitoramento das intenções de voto; Avaliação de programas eleitorais; Identificação e acompanhamento dos impactos da comunicação na preferência do eleitorado, permitindo correção de rumos de campanha eleitoral ou mesmo oferecendo conteúdo ou elementos para a elaboração de discursos dos candidatos.

POSICIONAMENTO DE MERCADO

As organizações ou pessoas públicas buscam e desejam diferenciar-se, ocupando, no mercado, um lugar distinto daquele ocupado pela concorrência e, de preferência, um lugar único. As pesquisas de posicionamento permitem compreender se a estratégia da empresa ou pessoa pública é percebida conforme o planejado, ou se há necessidade de correção de rumos, indicando os caminhos mais adequados para as correções.

PRÉ-TESTE DE PRODUTOS

Estudo realizado antes do lançamento do produto, de modo a corrigir e adequar as características em estudo às preferências e necessidades do público-alvo. Teste de características organolépticas de produtos (degustação, avaliação de aroma, sensação ao tato); teste de marca, embalagem e design; Avaliações das características de forma comparativa a produtos concorrentes diretos ou substitutos.

SEGMENTAÇÃO

Classificação dos clientes/consumidores de dado produto/serviço em subgrupos cujos elementos que os constituem guardam forte semelhança entre si e forte diferença entre os elementos que constituem os demais subgrupos. Esse tipo de estudo permite não apenas a identificação das características que mais diferenciam os segmentos, como também, em alguns casos, uma estimativa de tamanho dos segmentos encontrados. Dessa forma, a organização terá informações para definir ou ajustar produtos/serviços, canais de distribuição e qualquer outra decisão estratégica ao segmento selecionado como alvo. Esse tipo de pesquisa aplica-se não apenas a empresas, como também a pessoas públicas.